Voa, Assum!

Sobre o  Assum

O objetivo do Assum Espaço Criativo é promover a criação, a experimentação e a troca artística. Somos um espaço autônomo, um ponto de encontro e apoio para criadores de cultura, que prioriza a produção autoral.

Entre as atividades do espaço estão programas de residência artística, exposições, apresentações musicais, peças de teatro, exibição de documentários, vídeos e animações, saraus de poesia e música, cursos e oficinas.

Idealizado pelos artistas plásticos João Galera e Julia Malta, o Assum completa um ano de intensas trocas artísticas em maio de 2015 e uma das comemorações é o lançamento deste projeto de financiamento coletivo.

Durante esse primeiro ano, trabalhamos com muito esforço para construir uma rede de parceiros e eventos que contribuíram para o desenvolvimento do espaço. O empréstimo dos equipamentos, as montagens das exposições, os shows, os projetos, a infraestrutura da casa e toda a divulgação até aqui foram feitos com a ajuda de quem acreditou no projeto do Assum. Agora que já temos esse caminho percorrido, sentimos a necessidade de oferecer uma melhor estrutura para todos os parceiros e frequentadores da casa.

O projeto Voa, Assum! tem como objetivo equipar o Assum Espaço Crativo com material para montagem de exposições, projetor, equipamentos de som e luz, além de viabilizar a necessária reforma elétrica, a divulgação e a legalização do espaço.

Assim, para que o Assum continue voando, precisamos da ajuda de vocês!

 

Um ano de atividades

Desde a inauguração do Assum até hoje, o projeto foi ganhando vida. A cada evento realizado, pessoas vinham propor novos projetos e ideias. Foi confirmada então a necessidade de espaços como este, tanto para artistas que têm vontade de mostrar seu trabalho, quanto para um público que quer participar do movimento cultural da cidade, num lugar em que se sinta em casa e sem gastar muito dinheiro.

Realizamos, durante esse ano, quatro exposições coletivas e uma exposição individual, duas sessões de modelo vivo, quatro edições do Sarau do Balde, três edições do Comida Sonora - evento que une gastronomia e música -, um programa de residência artística e mais de 15 apresentações musicais. Recebemos duas peças de teatro. Fomos parceiros também no Projeto Afrovale, realizando diversas atividades dentro do Mês Quilombola no Assum (apresentação de documentários, jantar quilombola, palestras e exposição).

Artistas e parceiros que contribuíram com o Assum:

Artes Visuais Cena7, Alef Paz, Flávio Carrara, Hélio Bartsch, Marília Vasconcellos, Mislene Cavalcante, Rogério Che, umMtrêsF, Daniel Bennett, Thany Sanches, Gabriel Pato, Talessa Kuguimiya, Adriana Moraes, Marucia Crusco, Heloisa Angeli, Térsio Greguol, Fernando Horta, Luiza Snege, Tiago Lacerda (Elcerdo)

Música Duo Coro de Grilo, Conde Favela Sexteto, Josy Lélis, Talita Avelino, Eduardo Durap, Café Tosta’o, Stella Damaris e Dudu Salles, Bull and the Mads, Cândido Lima, Gilson Bizerra da Silva, Karla Dallmann, 4ª Feria de Cinzas, O campo e a cidade, Paulo Novaes, Ouroechá e Finu Du Rap, Camila Sobrinho, Tomás Bastos, Amanda Ferraresi, Danilo Sene, Hebert Valois, Felipe Ursão

Gastronomia Milena Puig, Lualla Alves, Jéssica Cardozo, Pedro Costa Reis (P de Pimentas), Nathalia Freitas

Dança Vitor Daneau

Documentários Eduardo Consonni (Projeto Quilombo Brasil)

Sarau Marina Vergueiro, Georgina Mello

Teatro “Como sempre somos motivo de chacota!”, da Louco’tores Cia. Teatral, com Alex Leandro. “Vênus de Aluguel”, do Núcleo (DES) Encontro de Teatro, com Rita Teles, Patrícia Faria e Fabiano Almeida

Projetos João Paulo de Campos Maia Thomé, Mariana Castellani, Carolina Guimarães, Marianne Schaeffer, Daniel Gonzales, Patrícia Scalli dos Santos, Ederon Marques, Pablo Fuentes, Gabriella Ribeiro

 

 

www.assum.com.br