Trio Maria Fumaça no Caminho dos Goyazes

 

 

Trio Maria Fumaça é um grupo de música regional tradicional, que tem como base a música de tradição caipira. Em seu trabalho mistura elementos musicais deste universo como também da formação artística de suas integrantes, que através da poli-instrumentação disponível traz um colorido diferente a seu repertório.

 

Maria Fumaça é o apelido das locomotivas a vapor do séc. XIX que transportavam o bem mais precioso do Brasil agrícola do ciclo do açúcar por caminhos já não mais percorridos no país. Estas locomotivas passavam pelo corredor de estradas paulistas, a “Paulistânea”, e seguiam até Goiás, onde se deu início e formou parte da cultura caipira.

 

Maria Fumaça transporta do interior à capital o bem mais precioso das integrantes: a paixão por sua terra de origem e sua cultura caipira e regional. E é através da música que as “Marias” transcrevem essa paixão com um toque de saudade.

 

Formado por ex-alunas do Departamento de Música da ECA-USP, “Maria Fumaça” conta com um repertório flexível: parte do caipira paulista, em seus trilhos tem como pontos de parada o “regional” de outras regiões do Brasil e da América Latina.

 

 

Do que se trata este projeto?

Maria Fumaça - No Caminho dos Goyazes, veio com a vontade do grupo de registrar em disco seu primeiro trabalho artístico e realizar um show de lançamento. 

Este projeto tematiza o universo em que mergulharam as integrantes do grupo no processo de criação artística, musical e identitária.

 

Qual o objetivo do Trio Maria Fumaça?

O objetivo principal do grupo é apresentar - sob seus olhares femininos e arranjos coloridos pela multi-instrumentação e trabalho vocal - o repertório da música caipira, ampliando seu universo cancioneiro e instrumental. 

A proposta envolve incitar o diálogo deste universo com o de outras músicas latino-americanas. Isso enriquece e estreita a relação musical entre culturas, que tem como tema central a vida e sentimentos da mulher e do homem simples do campo, sua luta diária e sua relação com a natureza.

 

Porque ele é tão especial?

Nele estão contidas as primeiras composições e criações de arranjos do grupo, num repertório escolhido a dedo pelas integrantes, no qual cada canção reconstrói o caminho musical onde a música caipira cria seus laços dentre as diversas influências tanto musicais quanto culturais.

 

Qual a importância deste projeto para o Trio?

É importante que esse projeto se realize para que possamos contribuir em um resgate do repertório regional tradicional com uma leitura diferenciada, que apresenta um trio de cordas, um trio de sopro e um trio de vozes. Em tempos de difíceis relações humanas, acreditamos que valores podem ser resgatados através da memória de nossas raízes.

 

Para que estamos contando com seu apoio??

É imprescindível a ajuda de todas e todos para concretizar a gravação deste disco e deixá-lo disponível para quem quiser embarcar com o Trio Maria Fumaça nesta aventura musical!

O dinheiro arrecadado será direcionado para o pagamento da gravação, mixagem, masterização e prensagem do disco.

 

 

Saiba mais sobre as recompensas que o Trio Maria Fumaça preparou para os apoiadores:

Nossas recompensas são puro sabor e encanto. Feitos no fogão a lenha, nossos doces serão preparados por Dona Doca e Seu Ribeiro , mestres na culinária caipira lá da cidade de São Simão-SP, contando com suas auxiliares Priscila, Sarah e Alice, o Trio Maria Fumaça.

 

 

Uma outra coisa bacana é que nas recompensas onde consta Serenata e Show, além de você poder ter um momento musical só para você, também é possível presentear alguém. Temos como opção direcionar a Serenata ou o Show para uma casa de idosos ou um lar de crianças providos pela prefeitura de São Paulo, ou alguma outra pessoa ou lugar de sua preferência, dando de presente esse momento musical, que com certeza será inesquecível.

 

Aulas individuais:

harpa, viola caipira, violão, clarinete, piano, musicalização infantil, canto e flauta transversal

Oficinas:

musicalização infantil, música caipira, voz e criatividade

Show:

show completo "No Caminho dos Goyazes"

Serenata:

3 músicas, vamos até o local escolhido.

 

 

 

 

Saiba mais sobre o Trio Maria Fumaça:

Nossa história começou em 2013, no departamento de música da USP. Tínhamos um grupo de amigos que acabava de montar um quarteto musical com o nome de Trem 205, formado apenas por meninos. Nisso tivemos a ideia, que começou com uma brincadeira: “_ Ah! Podíamos montar uma banda também, mas só de meninas!!”. Naquela ocasião havia uma tenda cultural montada em plena praça do relógio na USP, que estava aceitando projetos de grupos para realizarem apresentações. Nos inscrevemos e acabamos sendo selecionadas. Tivemos que preparar tudo em um mês. Feito isso, nos apresentamos na tenda e tivemos grande simpatia do público, daí recebemos inúmeros convites de shows logo após a primeira apresentação. Desde então viemos aprimorando os arranjos e nos apresentamos em diversas cidades em que a cultura caipira é pulsante.

 

O Cio da Terra (Milton Nascimento e Chico Buarque)

 

Cuitelinho (Domínio Público)

 

Trio Maria Fumaça é formado por: 

Alice Oliveira (harpa paraguaia, eufônio, percussão e voz)

Priscila Ribeiro (viola caipira, clarinete e voz)

Sarah Alencar (violão, flauta transversal e voz)

 

facebook.com/mariafumacagrupo

instagram.com/mariafumacatrio

youtube.com/triomariafumaca

Qualquer dúvida entre em contato com mariafumacatrio@gmail.com