CD “Idas e Vindas” – Rafael Thomaz e Guilherme Lamas

 

 

 

 

O duo formado pelos violonistas Rafael Thomaz e Guilherme Lamas desenvolve, desde 2013, um trabalho autoral dentro do âmbito da música instrumental brasileira para a formação de duo de violões populares, formado por um violão de 6 cordas de nylon e um violão de 7 cordas de aço. O primeiro projeto do duo envolveu uma homenagem em comemoração ao centenário do compositor e multi-instrumentista Garoto, Aníbal Augusto Sardinha.
O álbum “Idas e Vindas”, que está em fase de produção, conta com músicas compostas pelos violonistas entre 2015 e 2017, especialmente inspiradas na musicografia de Garoto e na experiência do duo durante sua primeira turnê. O disco é constituído por músicas instrumentais para a formação de Duo de Violões sendo que o repertório traz variações em torno do universo do Choro; com músicas que vão desde polcas tradicionais até o choro moderno com diversas influências externas. Os arranjos são elaborados de modo híbrido, porém em sua grande parte o Violão 6 Cordas se destaca como solista e o 7 Cordas de Aço se encarrega da condução harmônica e melódica na região grave do instrumento. “Idas e Vindas” também conta com as participações especialíssimas dos queridos amigos e grandes músicos Lea Freire (flauta) e Alexandre Ribeiro (clarinete).

.

 

.

Além da produção do CD, será realizado um material didático que terá como conteúdo:
- partituras dos arranjos e composições gravadas;
- partituras dos arranjos das músicas do projeto Sinal dos Tempos;
- sugestões de fraseado e improvisação;
- levadas e variações rítmicas.

Em 2016, este projeto foi selecionado pelo FICC (Fundo de Investimento na Cultura de Campinas) para a produção do CD. Porém, com o argumento da crise econômica, os valores não foram repassados para o grupo, que vem desde então produzindo o álbum de forma autônoma e independente. 
Para que o processo de produção do CD seja concluído contamos com sua colaboração através das recompensas disponíveis, que vão desde a compra de um CD antecipado até aulas e shows com o duo.

.

O Duo
O duo formado pelos violonistas Rafael Thomaz e Guilherme Lamas desenvolve, desde 2013, um trabalho inédito de arranjo e adaptação de obras do compositor Garoto para a formação de duo de violões populares, formado por um violão de 6 cordas de nylon e um violão de 7 cordas de aço. Neste trabalho, os timbres se complementam criando uma sonoridade refinada e original, onde os arranjos elaborados dividem espaço com a liberdade interpretativa da música popular brasileira.
Esse trabalho gerou inspiração para que o Duo compusesse obras autorais inspirados no repertório de Garoto.
O duo vem se a apresentando em Centros Culturais, Conservatórios, Prefeituras do interior do Estado, Sesc’s; Casa do Choro (RJ); Sala Funarte (RJ); entre outros