Formiga.me

Olá! Somos Carmen Guerreiro e Fernanda Carpegiani, jornalistas e criadoras do Formiga.me.

O Formiga.me (se fala "Formiga-me") é um site de conteúdo sobre iniciativas que transformam espaços públicos em cidades do mundo inteiro. Falamos de boas ideias que melhoram a vida do cidadão urbano para inspirar mais pessoas a fazer o mesmo em suas comunidades.

Acreditamos no poder do trabalho de formiguinha para transformar as cidades (e o mundo!) em lugares melhores para se viver. Mas para ter o impacto de todo um formigueiro, precisamos trabalhar juntos em espaços que pertençam a todos.

 

Usamos a informação como ferramenta para quem deseja transformar o local onde mora, mas não sabe por onde começar. Nossas reportagens multimídia contam histórias de pessoas e grupos que já atuam em seus bairros e comunidades.

Cada post do Formiga.me vem acompanhado de uma ficha técnica com informações básicas e práticas sobre a ação: quantas pessoas, onde é feito, passo a passo, resultados, entre outros. O objetivo é dar elementos concretos para quem quer replicar ações do tipo em sua rua, bairro e cidade.

 

Nosso lema é "menos mimimi e mais mão na massa", por isso também vamos levar essa filosofia para a prática e oferecer oficinas em escolas, bairros e empresas.

Os participantes serão estimulados a bolar pequenas ações para repensar, ocupar e transformar os espaços públicos ao seu redor, com base no design thinking, uma metodologia criativa de resolução de problemas.

 

Incentivar a ação transformadora

Criar redes e conectar pessoas que querem e estão fazendo algo para melhorar as cidades

Pressionar o governo e criar uma demanda por mudança

Repensar o espaço público, para que ele seja melhor cuidado e ocupado

Criar um banco de boas práticas, que poderá ser usado como referência para empresas, pesquisadores, estudantes, professores e jornalistas.

 

O básico do Formiga.me está pronto: o site e os primeiros posts. Com a campanha de financiamento coletivo, queremos divulgar o projeto e também levantar recursos para o primeiro ano do site. Para isso, precisamos cobrir alguns custos básicos:

• Manutenção do site

• Equipamentos

• Softwares

• Material para oficinas

• Campanha de divulgação

• Designer (site, logo, papelaria e arte das recompensas)

• Jornalistas (reportagem, edição de texto, edição de áudio e vídeo, revisão, postagem, estratégia de redes sociais e organização das oficinas)

 

 

Temos 2 metas na campanha. Com a meta 1, conseguimos força e autonomia para o pontapé inicial do site:

Para garantir a produção de mais conteúdo por mais tempo e a realização de mais oficinas, temos uma segunda meta:

Mais do que apenas um incentivo para a colaboração, as recompensas da nossa campanha foram pensadas com carinho como instrumentos de interação e transformação da cidade. São elas:

 

+ Agradecimento: muito obrigada por fazer parte da construção do Formiga.me! Seu nome vai aparecer no nosso site e na página do Facebook.

 

+ Adesivo do Formiga.me: mostre para todos que você apoia o site e faz parte do movimento para transformar as cidades.

 

+ Lambe-lambe: feito para enquadrar ou colar pela cidade, esses cartazes são clássicos da intervenção urbana e vão acompanhados de uma receita de cola de trigo, tradicionalmente usada para fixá-los em muros e paredes.

 

+ Ímãs de geladeira: um kit com 5 formiguinhas destacáveis para você colocar na sua geladeira

+ 15 adesivos para colar pela cidade: 10 deles para você apontar o que é um problema e 5 para apontar o que é uma solução. Com esses adesivos você se expressa criticamente nos espaços públicos e estimula os outros a fazer o mesmo.

 

+ Oficina (limitada a 25 pessoas): nessa oficina de dois dias, oferecida no final de semana dos dias 27 e 28 de fevereiro de 2016, na cidade de São Paulo, vamos oferecer embasamento e instrumentos para quem quer transformar o lugar onde mora, mas não sabe por onde começar.

+ Oficinas para empresas (20 pessoas por oficina): essa é uma oportunidade da sua empresa se posicionar como instituição preocupada com a melhoria da cidade e aproximar-se de um público jovem e crítico. Cada cota é uma oficina de um dia, que poderá ser realizada para os funcionários da empresa (no bairro onde ela está inserida) – cota de R$ 2.500 –, para uma escola ou para o público geral (a empresa entra como patrocinadora) – cota de R$ 2.000 –. No caso de empresas de fora de São Paulo (capital), os custos de deslocamento, acomodação e alimentação (se necessários) serão cobrados à parte.

 

Atenção: o prazo de envio das recompensas é março de 2016.

 

www.formiga.me

facebook.com/formiga.me