Doutores da Alegria

ESTE PROJETO FOI 100% FINANCIADO POR EMPRESAS NO MODELO CROSSFUNDING.

DOUTORES DA ALEGRIA

Doutores da Alegria, que em 2012 completou 21 anos, tem como missão promover a experiência da alegria na adversidade por meio da arte do palhaço. Desde 1991 já realizou 900 mil visitas a crianças hospitalizadas em São Paulo, Recife e Belo Horizonte. No Rio de Janeiro e em São Paulo mantém um programa que leva variadas formas de arte a outros públicos em hospitais públicos; além disso, articula uma rede de iniciativas semelhantes pelo país, oferece formação por meio de sua Escola e possui projetos que levam a arte do palhaço para locais como empresas e espaços culturais.


A organização é reconhecida em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. Possui a certificação de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal. Recebeu o Prêmio Criança da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde. Recentemente, recebeu a certificação de Entidade de Assistência Social do CNAS.

Doutores da Alegria tem atuação nacional: em São Paulo e Recife, acontece o programa de visitas leito a leito em hospitais públicos; no Rio de Janeiro e em São Paulo, o projeto Plateias Hospitalares leva diferentes formas de arte a outros públicos; além disso, com o programa Palhaços em Rede articula uma rede de iniciativas semelhantes em todos os estados brasileiros.