Cativas - Presas pelo Coração

ESTE PROJETO FOI  FINANCIADO POR EMPRESAS E INDIVÍDUOS NO MODELO CROSSFUNDING.

Cativas - Presas Pelo Coração

Verdadeiros batalhões de mulheres se aglomeram nos portões de todas as penitenciárias masculinas do Brasil semana a semana. Elas são mães, irmãs e, sobretudo, esposas de presidiários. Sacrificam seus escassos recursos financeiros e o tempo que poderia ser dedicado aos filhos ou ao lazer para acompanhar seus homens durante o cumprimento de penas judiciais. Algumas inclusive conheceram o marido já preso, por meio de cartas, programas de rádio ou do ‘proibido’ telefone celular. Muitas dessas mulheres passam anos, até mesmo décadas nessa rotina penosa. A imensa maioria delas não é criminosa, não cometeu delito algum, mas cumpre pena do lado de fora. Ou como elas dizem, “puxam cadeia junto com eles” – tudo em nome do amor.

 

Cativas Presas pelo Coração é o novo documentário da premiada diretora e produtora Joana Nin, que foi repórter de TV e editora do Fantástico e conquistou seu espaço no mercado cinematográfico após o lançamento do curta Visita Íntima (2005). Este primeiro trabalho recebeu 21 troféus, entre eles o de Melhor Curta Metragem no festival É Tudo Verdade e um Kikito em Gramado. Cativas é uma realização da Sambaqui Cultural em coprodução com o GNT/Globosat.  

 

O filme é fruto de 12 anos de pesquisas sobre as mulheres de internos do maior complexo penal do Estado do Paraná, em Piraquara, a 40 km de Curitiba. Conta a história de sete mulheres livres que se mantêm cativas em nome do amor. Apaixonadas por presidiários, elas vivem as limitações do relacionamento e a esperança de um dia constituir uma família do lado de fora. O filme investiga como são estes casamentos, o que eles são capazes de construir ou destruir na vida delas.

 

O universo destas mulheres é visto por meio de relatos emocionados, cartas carinhosamente decoradas e um acesso privilegiado à intimidade dos casais. O filme possibilita um ponto de vista diferente sobre um tipo de romance pouco explorado pelo cinema. Investiga as relações pessoais e a psicológicas implicadas nesses relacionamentos e apresenta ao espetador um mundo antes desconhecido.

 

O projeto tem uma meta de captação de R$100.000,00 pelo Partio, e de acordo com o sucesso da arrecadação, os incentivadores serão recompensados da seguinte maneira:

- Quando 25% da meta for atingida os patrocinadores e doadores receberão um link com senha para ver cenas e materiais exclusivos que ficaram fora da edição final.

- Quando 50% da meta for atingida os apoiadores receberão um e-mail de contato da diretora para a troca de perguntas e respostas.

- Quando 75% da meta for atingida, todos que apoiaram receberão um link com senha para assistir o making of inédito.

- Quando 100% da meta for atingida os apoiadores terão acesso o filme inteiro na internet por meio de link com senha, 3 meses antes da estreia nos cinemas.

Essas contrapartidas, porem, só serão entregues caso as metas forem atingidas! Por isso é importante que os apoiadores divulguem o projeto e ajudem-no a fazer acontecer! 

____________________

 

Direção Joana Nin
Edição Jordana Berg 
Roteiro Joana Nin e Sandra Nodari
Fotografia Luciano Coelho 
Som direto Robertinho Oliveira 
Coordenação de pós-produção Ade Muri 
Edição de som e mixagem Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima e Armando Torres Jr.