Por favor verifique se os Cookies estão habilitados para seu navegador.

FAQ

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

-       O QUE É O PARTIO?

Uma plataforma de crowdfunding.

Mas o que é crowdfunding? Nada mais que a antiga vaquinha. Unimos produtores culturais a pessoas e empresas interessadas em apoiar financeiramente projetos bacanas voltados para a cultura e educação que têm dificuldade para sair do papel.

Tudo isso com a facilidade, rapidez e poder viralizador que a Internet possibilita.

Acreditamos na economia criativa, ou seja, na inteligência de novos modelos de negócios, novos processos e novas tecnologias decorrentes da criatividade, imaginação, respeito ao meio ambiente e inovações constantes.

O melhor de tudo isso é que todo mundo sai ganhando: iniciativas criativas e inovadoras são capazes de gerar mais cultura, renda, emprego, educação e um mundo mais sustentável.

-       COMO FUNCIONA?

Você clica no projeto que deseja apoiar, faz seu cadastro, escolhe o valor que quer contribuir  e realiza o pagamento. 

Para escolher um projeto, utilize nossos filtros e explore bem os projetos que te interessarem. Todos têm objetivos, descrições detalhadas, recompensas, imagens, vídeos e detalhes financeiros.

Todos os projetos culturais que você encontra aqui têm sempre uma meta financeira a ser arrecada para poderem virar e também um prazo pra essa arrecadação acontecer.

-       POR QUE APOIAR?

Os motivos são muito pessoais. Ajudar alguém que você conhece, ver acontecer um projeto que te encantou, acreditar na economia criativa e contribuir para a cultura ou educação, ganhar alguma recompensa oferecida, etc, etc, etc.

Mas o ponto principal é acreditar que muitas pessoas juntas fazem tudo acontecer com mais efetividade, rapidez e qualidade que sozinhas.

Pode escrever: os projetos viram se as pessoas apoiarem. E é gratificante saber que o seu apoio, por menor que seja o valor, é fundamental para o projeto dar certo.

-       TENHO ALGUM DIREITO AUTORAL SOBRE OS PROJETOS QUE APOIAR?

Não. A propriedade intelectual é sempre dos donos dos projetos.

 

RECOMPENSAS

-       GANHO RECOMPENSAS APOIANDO PROJETOS?

Depende do projeto. Cada produtor tem liberdade pra oferecer ou não recompensas e quais serão elas. Cada projeto pode também oferecer recompensas diferentes de acordo com o valor apoiado.

-       QUE TIPO DE RECOMPENSA?

Os produtores podem oferecer recompensas materiais ou não, como produtos criativos, experiências, serviços, reconhecimentos ou ingressos.

-       QUEM É O RESPONSÁVEL PELA ENTREGA DAS RECOMPENSAS?

A obrigação de organização e entrega das recompensas é do dono do projeto.

-       COMO OS DONOS DOS PROJETOS VÃO ORGANIZAR E ENTREGAR MINHAS RECOMPENSAS?

Eles têm acesso aos nomes e e-mails das pessoas que apoiaram o projeto e devem entrar em contato com você caso sejam necessárias mais informações.

 

QUESTÕES FINANCEIRAS

-       COMO APOIAR?

Na hora de concretizar seu pagamento no PARTIO, você pode optar pela maneira que deseja apoiar um projeto, cartão ou boleto.

-       QUANTO APOIAR?

Você tem várias opções. Escolha o valor que você pode e/ou quer apoiar para o projeto. Cada produtor define as opções de apoio que deseja receber para o projeto.

Quanto mais gente apoiando, melhor: mais cultura, mais diversão, economia mais forte.

-       EXISTE LIMITE MÁXIMO DE DINHEIRO QUE OS PROJETOS PODEM CAPTAR?

Não. Apesar de existir uma meta financeira de arrecadação para cada projeto, esse valor pode ser superado.

-       COMO É A LOGÍSTICA GERAL DO DINHEIRO?

Primeiro você escolhe o meio de pagamento: boleto bancário ou cartão de crédito.

Depois que o seu pagamento é concluído e aprovado, o dinheiro captado vai para a conta do PARTIO e é repassado ao produtor em até 40 dias após o término da campanha dele.

Taxas de conveniência para meios de pagamentos como boletos e cartões são cobradas à parte dos valores apoiados e não são repassadas ao projeto.

-       COMO FUNCIONA A DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO EM PROJETOS QUE NÃO ATINGIRAM AS METAS NECESSÁRIAS?

Tudo ou Nada

O produtor  só recebe a grana arrecadada para seu projeto, caso atinja pelo menos 100% da meta que estabeleceu no prazo total da campanha. Caso contrário, o dinheiro é devolvido via estorno de cartão de crédito ou então transferência bancária se você escolheu apoiar o projeto com boleto.

As taxas de conveniência para meios de pagamentos dos boletos e cartões não são obrigatoriamente devolvidas.

O PARTIO realiza o estorno de duas formas:

  • Cartão: quando o projeto termina sem atingir a meta, solicitamos o estorno diretamente na fatura do cartão do apoiador. A solicitação é realizada em até 30 dias após o término da campanha.
  • Boletos: ao fim da campanha que não foi bem-sucedida, realizamos a devolução aos apoiadores via transferência bancária, esta realizada diretamente pelo nosso gateway de pagamento, o Pagar.me. Os apoiadores que fizeram apoios via boleto e desejam estorno caso o projeto não seja bem-sucedido, preencheram os dados completos de conta para estorno na hora que realizaram o apoio. O estorno é realizado em até 30 dias após término do projeto.

Desistência

Você tem o direito de desistir do seu apoio e querer estorná-lo antes do prazo de captação do projeto terminar. Mande um email pra gente que o estorno pode ser feito direto pelo seu cartão de crédito (na próxima fatura) ou via transferência bancária (em até 40 dias) caso você tenha pago via boleto.

-       E O QUE É O Pagar.me?

O Pagar.me é uma ferramenta  segura que permite disponibilizar a você, usuário do PARTIO, um grande número de formas de pagamento em nosso site de maneira eficaz.

-       O PARTIO É REMUNERADO?

Sim, quando os apoios financeiros são repassados aos produtores culturais.

Nossa remuneração é realizada pelos produtores culturais por prestarmos o serviço de captação de recursos para os projetos deles. Veja abaixo como funciona nossa comissão:

•12% quando as doações forem feitas por pessoas físicas para os projetos

•15% quando doações forem feitas por pessoas jurídicas

Você que apoia os projetos não paga a mais por isso.  Nosso negócio é juntar os produtores e vocês, apoiadores dos projetos.

-       E AS TAXAS DAS TRANSAÇÕES FINANCEIRAS?

O PARTIO utiliza empresas terceiras para tornar os pagamentos no site seguros. Por se tratar de um serviço financeiro terceirizado, os apoiadores arcam com essas taxas de conveniência no momento do pagamento. As taxas variam de acordo com o tipo de pagamento e estão explicitas no resumo de pagamento para você escolher qual valor pagar. 

Utilizamos no PARTIO o Pagar.me para tornar os pagamentos mais rápidos e seguros e, dependendo do meio de pagamento que você escolher, poderá ver as taxas de conveniência de boleto ou cartão.

 

SEGURANÇA

-       AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO CADASTRO E AQUELAS FORNECIDAS PARA EFETUAÇÃO DOS APOIOS SÃO DEVIDAMENTE PROTEGIDAS?

Sim. O PARTIO emprega padrões avançados em matéria de proteção das informações pessoais e toda e qualquer operação financeira realizada por meio do nosso sistema será criptografada a fim de impedir o acesso ou alteração de dados por terceiros.

O símbolo cadeado fechado (ou logo GeoTrust), presente no canto inferior da tela garante que o ambiente é seguro.

-       OS DADOS DO MEU CARTÃO DE CRÉDITO FICAM ARMAZENADOS NO SITE?

Não, esses dados não ficam armazenados no site, eles são enviados diretamente para o gateway de pagamento, e essa transmissão de dados também é criptografada protegendo o usuário contra terceiros. 

 

PRAZOS

-       PRAZOS DE ARRECADAÇÃO $

Os prazos são discutidos pelo PARTIO junto com os produtores no momento de definições dos detalhes dos projetos e podem variar para cada projeto. Entretanto, em geral, o modelo de campanha do PARTIO se baseia no prazo de 60 dias, 15 dias de pré-campanha e 45 dias do projeto/cota no ar.

O principal motivo disso é que se um projeto fica muito tempo no ar e tem poucos apoios, as pessoas desanimam de fazê-lo virar, acham que ele não tem muita chance de acontecer. E é justamente esse também o papel de uma BOA pré-campanha, quando o produtor ativa sua rede por 15 dias antes de colocar o projeto no ar. Isso porque assim que o projeto for pro ar, a chance de ele já atingir pelo menos 20% da meta financeira e estimular mais apoiadores a o ajudarem ,  é bem maior.

-       SOU AVISADO QUANDO O PRAZO DO PROJETO APOIADO SE ESGOTAR?

Sim. Tendo o projeto atingido sua meta ou não, os produtores devem comunicar os apoiadores dos resultados.

-       OS PRODUTORES TÊM PRAZO PARA EXECUTAREM OS PROJETOS E ENTREGAREM RECOMPENSAS?

Os prazos de realização e entrega de contrapartidas são definidos pelos próprios produtores e devem ser comunicados a todos os apoiadores.

 

CONFIDENCIALIDADE

-       COMO FUNCIONA?

Você apoiou um ou mais projetos culturais, e quer divulgar sua ajuda nas redes sociais para incentivar apoios de outras pessoas. Nesse caso, você tem a opção de mostrar que apoiou. Se você faz o tipo mais discreto e prefere não divulgar seu apoio, sem problemas também. A escolha é sua.

-       O DONO DO PROJETO QUE APOIEI RECEBE QUAIS INFORMAÇÕES MINHAS?

Nome, e-mail, valor apoiado e recompensa que escolheu (se for o caso).

Para mais detalhes leia a seção Privacidade que fica no rodapé do site.

 

ENVIO DE PROJETOS

-       COMO ENVIAR MEU PROJETO?

Basta entrar na seção ENVIE do site que fica no canto superior direito e seguir as instruções.

-       ENVIAR MEU PROJETO GARANTE QUE ELE VAI PRO SITE?

Não, o PARTIO tem uma equipe que faz a curadoria do seu projeto de acordo com alguns requisitos:

· Tipo de projeto: todos os projetos que entram no PARTIO devem ser voltados para a cultura ou educação.

· Apelo/causa de impacto: importante que seu projeto acrescente algo à sociedade e faça valer o incentivo para atrair a atenção de pessoas e empresas que possam apoiá-lo. O intuito do site é fomentar a cultura e educação, projetos criativos que gerem frutos para todos os envolvidos - produtores, incentivadores, doadores e sociedade – é fundamental.

· Objetivos claros: quais os objetivos finais do seu projeto? Quanto você pretende captar para o projeto aqui no PARTIO? Porque você busca financiamento coletivo? Pra onde vai o dinheiro? Quanto você vai gastar para produzir   e entregar um projeto bacana? Como é sua rede de contatos e qual o potencial dela para doações e incentivos ? Saiba exatamente o que você vai entregar! Fica mais fácil atingir apoiadores e tornar seu projeto um sucesso.

· Prazo: projetos captando recursos infinitamente desmotivam apoiadores. Tente estabelecer metas e dê seu máximo para planejar sua campanha de crowdfunding antes e durante o período que seu projeto estiver no ar. Recomendamos que o prazo máximo seja de 60 dias, 15 dias de pré-campanha e 45 dias do projeto no ar. No guia de produtores que você recebe quando inicia um projeto conosco, você vai encontrar mais detalhes.

· Recompensas: quais recompensas seus apoiadores vão receber? Quando oferecidas contrapartidas interessantes, o apoio fica mais tentador. Isso não significa necessariamente bens materiais: podem ser oferecidos ingressos, acesso a áreas restritas, acessos a hotsites, ou homenagens. Mas lembre-se: promessa é dívida! Não entregar o que foi prometido pode sujar sua imagem como produtor e seus futuros projetos serão afetados por isso!

· Meta financeira: detalhe seus custos e tente ser o mais preciso possível: inclua valor de execução, comissão do PARTIO, recompensas e tudo que for necessário para seu projeto acontecer. Seja otimista, mas realista. Sua meta de arrecadação deve levar em conta o real alcance da campanha na rede. Projetos transparentes e bem planejados geram um circulo virtuoso: beneficiam você, seus apoiadores, os envolvidos na produção e também a sociedade e economia como um todo.

· Rede de contatos: amigos, familiares, colegas de trabalho, Facebook, Instagram, e-mail, telefone, contato pessoal. Planeje e bole estratégias para ativar seus contatos e mantê-los motivados durante seu prazo de captação. Conhecer seu público é fundamental. Na decisão de colocar novos projetos no ar, o PARTIO sempre analisa seu potencial e vontade de mobilizar pessoas que apoiarão seu projeto, além de estudar o tamanho e qualificação de sua rede de contatos para o projeto.

· Comunicação: é muito importante você produzir seu material. Fotos e imagens em alta qualidade,  textos diretos e bem escritos e um vídeo bem gravado passam credibilidade e empolgam. Sem um bom material de comunicação, o seu projeto não vai pro ar. Um vídeo bem planejado, fácil e curto (até 3 minutos) é importantíssimo para vender seu projeto. Explique bem como as pessoas podem apoiar e quais as recompensas, tanto para elas quanto para a sociedade. Analisamos também seu potencial de comunicação através da exposição que seu projeto já teve ou pode  vir a ter na mídia e presença de  formadores de opinião participando de sua divulgação.

· Engajamento e credibilidade do produtor: você demonstrar interesse e dedicar seu tempo para a o planejamento do projeto e da campanha antes, durante e depois do projeto no ar é fundamental. Pesquise sobre o mercado de crowdfunding e busque referências de campanhas bem-sucedidas anteriormente. Analisamos também as suas experiências anteriores como produtor.

· Engajamento e credibilidade dos envolvidos: as pessoas, artistas, participantes envolvidos no seu projeto são ponta firme? Têm um histórico de credibilidade junto ao público ou cases de sucesso? Faça a mesma análise para o local (se for o caso) onde seu projeto vai acontecer. 

-       QUAL O PRAZO PRA SABER SE MEU PROJETO FOI APROVADO?

O PARTIO tem até 10 dias úteis para analisar e aprovar ou não seu projeto. Em ambos os casos, listaremos os motivos e/ou melhorias necessárias para nova avaliação. Você , então, pode novamente alterar os dados necessários para nova avaliação, até ser aprovado para ir ao ar.

-       PRECISO PAGAR PRA TER MEU PROJETO NO PARTIO?

Não! Os projetos não pagam nenhuma taxa de inscrição ou de manutenção!

-       E A PROPRIEDADE INTELECTUAL?

É sempre dos donos dos projetos.

-       ATINGI MINHA META FINANCEIRA DE APOIOS, MAS MEU PRAZO DE ARRECADAÇÃO NO PARTIO AINDA NÃO TERMINOU.

Nesse caso, você tem que esperar terminar o prazo do site e pode arrecadar mais recursos que sua meta inicial.

      -       POSSO EDITAR MEU PROJETO ENQUANTO ELE ESTÁ NO AR E DEPOIS QUE O PRAZO DE ARRECADAÇÃO TERMINOU? 

Não, por isso que criamos a seção NOVIDADES,  seção onde você pode incluir noticias, novidades e manter contato com quem apoiou seu projeto. Use essa ferramenta com moderação e inteligência para dar foco a momentos chave da campanha. 

-       POSSO CANCELAR MEU PROJETO?

O motivo deve ser muito forte, porque cancelar um projeto no meio do caminho é muito delicado e pode soar como falta de respeito com os produtores. Envie-nos um e-mail explicando os motivos e decidimos junto.

Caso seu projeto acabe sendo cancelado, ele continua aparecendo no PARTIO, mas como cancelado.

Nesse caso, o produtor deve se prontificar a dar explicações ao público.

 

OUTRAS COISAS

Ficou alguma dúvida? Tem sugestões, críticas e elogios? Entre em contato conosco no contato@partio.com.br