Leituras na Roda para Surdos

O QUE É?

Leituras na roda para surdos é uma oficina cultural de capacitação e promoção da leitura para o surdo e o intérprete de LIBRAS. A oficina será realizada em LIBRAS com o propósito de divulgar a língua portuguesa como segunda língua para o surdo, junto à comunidade surda em Belo Horizonte-MG.

 

ONDE SERÁ REALIZADA?

Em Belo Horizonte – MG.

 

A OFICINA SERÁ GRATUITA?

Sim. Nossa campanha de crowdfunding é para custear toda a produção.  Quando alcançarmos a meta, iremos marcar um dia para inscrições para os primeiros 40 inscritos. Somente participarão pessoas que tenham no mínimo 18 anos e o ensino médio completo, que seja surdo ou intérprete de LIBRAS.

 

QUANTO TEMPO IRÁ DURAR A OFICINA?

A oficina irá durar 16h, sendo dividida por encontros de 04 dias com 04h cada.

 

QUANDO COMEÇA?

Está previsto para agosto de 2017. Ainda estamos confirmando o local e deverá ser aos sábados.

 

OBJETIVOS

Capacitar o surdo e o intérprete de LIBRAS para o trabalho com leitura em escolas, ONG’s e associações beneficentes, envolvendo literatura, cultura popular e outras mídias como cinema e fotografia.

Formar público leitor de língua portuguesa, promovendo a inclusão social e o exercício da cidadania a partir do trabalho com LIBRAS, de modo que o surdo possa ter melhor compreensão da língua portuguesa.

 

POR QUE VALE A PENA APOIAR?

Há poucas iniciativas para promoção da leitura em língua portuguesa para surdos.

4,5% da população da cidade de Belo Horizonte são surdas ou possuem algum tipo de déficit auditivo. (IBGE, 2010)

Língua Portuguesa é a segunda língua que o surdo aprende na escola (a primeira língua é LIBRAS).

O surdo, em geral, tem muita dificuldade com a escrita e a leitura em Língua Portuguesa.

Queremos aproximar LIBRAS e Língua Portuguesa através da leitura.

Não vamos ensinar a gostar de ler. Vamos partilhar leituras e descobrir, juntos, o leitor que existe em cada um de nós.

 

 

 

QUEM SOMOS

Marcelo Alves —  é Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Produtor cultural, ministrou oficinas de leitura para o SESC-Tocantins, voltadas para a formação de agentes mediadores de leitura. Coautor de livros de literatura, foi roteirista, produtor e diretor do curta de animação Ouvir estrelas, em 2013. Em julho, estará lançando o mangá Machado de Assis: caçador de monstros, projeto que obteve êxito na plataforma de financiamento coletivo Catarse.

 

Lilian Almeida de Abreu Silva — é pós-graduanda em Tradução/Interpretação em Docência em LIBRAS pela Unintese. Realiza atendimento externo gratuito aos surdos quando necessitam de intérprete de LIBRAS como visita a escolas, médicos etc.

 

MaryHelen de Almeida Abreu — é surda, pós-graduanda em Docência em LIBRAS pela Unintese. É pedagoga formada pela PUC-MG, professora de LIBRAS e realiza trabalho voluntário junto à comunidade surda em Belo Horizonte - MG.

 

NOSSOS PARCEIROS NESTA CAMPANHA

 

A Poeme-se nasce em 2010 como uma empresa-verso que busca através de novos suportes espalhar poesia pelo mundo. Para isso, desenvolve produtos poéticos capazes de unir a beleza da poesia com o que de melhor existe no mercado da moda e do design.

"O substantivo virou verbo 

ganhou vida mais beleza e graça

trocou a traça dos cadernos

por pano linha cor

camiseta estampa e saia

basta agora vestir

palavra por palavra

ser poeta de novo

e fazer da vida o que sonhava”

Saiba mais em: http://www.poemese.com/  

 

LUCAS RAMON Alves de Lima Maciel, conhecido nas redes sociais como Tikinho Ramon, é cartunista surdo de 29 anos. Nasceu com a deficiência e passou a infância em Florestal, Minas Gerais. Começou a desenhar sozinho, e aos 4 anos de idade já fazia os primeiros esboços de dinossauros e dos seus super-heróis favoritos. Já trabalhou com esculturas usando massa de biscuit, mas se rendeu aos desenhos. Aos 25 anos de idade, começou o curso profissionalizante de desenho na Casa dos Quadrinhos, em Belo Horizonte, onde entrou no mundo das histórias em quadrinho e se apaixonou. Atualmente, é estudante de Design Gráfico. Tem 3 HQ's publicadas e está sempre fazendo desenhos sob encomenda, como caricaturas e artes em geral. 

Saiba mais em:  https://www.facebook.com/lucas.ramom.50 

 

Cintura de Pilão. Criado pela estilista Nícia Strauss, as peças de bijoux são encontradas no espaço do Museu do Amanhã (RJ) e Shopping da Gávea (RJ).  São lindas peças de bijoux com a cara e a cor do Brasil.

Saiba mais em: https://www.facebook.com/cinturadepilaobijoux/