Desenha-me

 

O livro manual Desenha-Me, sobre a arte de ser modelo-vivo é uma obra que resulta do estudo e da experiência de Mariana Pinto, modelo-vivo há mais de quinze anos, estudiosa e professora do assunto.

O livro tem o objetivo de divulgar para ao grande público, numa edição inédita no Brasil, o que é o oficio do modelo-vivo, nele consta breve história da arte, relação das grandes musas, qual a importância desse papel no processo criativo dos artistas, depoimentos de grandes artistas e modelos que trabalham nessa área.

Para aqueles se interessam pelo tema e para os amantes da arte em geral, o livro proporciona um contato mais intimo com o mundo do modelo-vivo, quais são os ateliers, institutos e escolas que trabalham com isso em todo Ocidente e as associações que lidam com as questões oficiais desse oficio. Biografia, Filmografia e Referência da literatura sobre o assunto.

Esse livro é o resultado da inquietude e das questões que permeavam a mente da modelo-vivo e escritora “O que seria o olhar do outro sobre mim, que já me conheço tão bem? Como ele me interpretaria? Onde posso trabalhar? Quem procurar? Quem já faz isso? Quem já fez isso?” Questões que não foram sanadas em suas primeiras pesquisas e leituras, o assunto não se põe de forma didática na literatura atual e a garimpagem dessas informações derivou este livro-manual, que reúne anos de experiência e pesquisa, afim de tornar visível e acessivel o universo daqueles conhecemos apenas a imagem traduzida em quadros e fotografias.

Clique aqui e confira em primeira mão uma prévia deste livro! 

A produção do livro contará com o mecanismo de Financiamento Coletivo, afim de angariar fundos para a produção e impressão do mesmo e será dirigida pelo Studio Zain de Criação e GAPS Editora Independente que foram responsáveis por campanhas como Prédios de São Paulo, Rio: Casas e Prédios Antigos, Moradores de Rua e Seus Cães e a segunda campanha para Reimpressão do livro Prédios de São Paulo, essa última com recorde de captação na plataforma Partio.

Campanhas desse tipo funcionam através do mecanismo de doação e recompensa, doações de determinada quantia são recompensadas com determinado produto ao apoiador, a campanha possui uma meta minima a ser atingida para a produção do livro e um prazo para captação, caso a meta não seja batida, os apoiadores, tanto pessoa fisica quanto jurídica, recebem o valor doado integralmente de volta.

A campanha de financiamento coletivo acaba por tornar-se uma grande aliada na divulgação da ideia e do livro, visto que os apoiadores (pessoa física) recebem entre outra recompensas, uma cópia do mesmo, mobilizando os interessados no intuito de alcançar a meta de produção.

O orçamento da campanha inclui tudo que é preciso para a produção do livro e deve conter os custos com as recompensas, o frete que será utilizado para enviar livro por livro aos apoiadores e ainda a taxa de 12% da plataforma de financiamento a ser utilizada.

Nossa campanha tem uma meta de produção de 1000 exemplares e inculindo todos os custos citados a cima precisamos bater uma meta de R$ 19.395,00

Para a produção do livro, serão disponibilizadas cotas para apoiadores pessoa física e/ou pessoa jurírica.

Aquele que desejar comprar o livro poderá adiquirir uma das recompensas ao lado onde oferecemos também opções com camisetas e postais estampados com a arte oficial do livro.

Para a produção do livro, além do apoio dos interessados (pessoa física) a campanha de financiamento coletivo também abarca a possibiliade de patrocinadores (pessoa jurídica ou física) poderem adquirir as cotas que dão a posição de patrocinador ou apoiador do projeto, neste caso do livro.

Cota Patrocinio (Apenas 1 disponível)

Para esta cota a empresa apoiará o projeto com o valor de R$ 5.000,00.

- A empresa que tornar-se patrocinadora deste livro terá seu logotipo em destaque na folha de patrocinio;

- terá uma página dupla do livro para texto da  presidência falando sobre a visão cultural da empresa;

- terá exposição da marca em todo material publicitário envolvido na divulgação do livro;

- receberá uma cota de 100 livros  para relacionamento com seus stakeholders;

- participará com ações em todos os  eventos de lançamento, com assinatura nos livros de arte e poderá utilizar o apoio ao  projeto como importante contribuição à reputação da marca como empresa com visão  cultural, social e artística, além de poder utilizar esse apoio no projeto de construção da  sua marca;

- possibilidade de organizar o lançamento do livro em sua sede (custos a parte) e exibição da marca no lançamento do livro.

 

Cota de Apoiador Cultural

Para esta cota a empresa apoiará o projeto com o valor de R$ 2.500,00.

- A empresa que tornar-se apoaidora deste livro terá seu logotipo na folha de patrocinio;

- receberá 50 cópias do livro,

- terá exposição da marca em todo material publicitário envolvido na divulgação do livro;

- terá a possibilidade de organizar o lançamento do livro em sua sede (custos a parte) e exibição da marca no lançamento do livro.

Sou Mariana, modelo-vivo há mais de quinze anos e sempre me inquietei com o fato de nunca ter tido livros  completos que tratassem sobre esse assunto, inclusive pelo ponto de vista da modelo. Comecei nesse trabalho por pura curiosidade por me ver interpretada pelo olhar do outro : " O que seria o olhar do outro sobre mim que já me conheço tão bem? Como ele me interpretaria? Onde posso trabalhar? Quem procurar? Quem já faz isso? Quem já fez isso? ... " e tantas outras perguntas me brotaram até começar e quando comecei um artista me apresentou pra um que me apresentou pra outro e pra outro até que já posei para diversos artistas, tais como: Gregório Gruber, Isabelle Tuchiband, Verena Matzen, Luiz Paulo Baravelli, Antonio Hélio Cabral, Patricia Cabral Magano entre outros tão famosos ou não. E também em cidades como São Paulo, em Salvador, em Brasilia, em Fortaleza e Rio de Janeiro.

Pretendo produzir esse livro afim de divulgar para ao grande público numa edição inédita no Brasil o que é o oficio do modelo-vivo, esse grande tabu para muitos. Nesse livro constará uma breve história da arte, relação das grandes musas, qual a importância desse papel no processo criativo dos artistas, depoimentos de artistas e modelos que trabalham como modelo-vivo. Pra quem se interessa nesse oficio: o que fazer, quem procurar, quais são os ateliers, institutos e escolas que trabalham com isso em todo Ocidente, as associações que lidam com as questões oficiais desse oficio. Biografia, Filmografia, Referência da literatura sobre modelo-vivo. Entre outros assuntos de relevância para quem se interessa pelo tema.

O oficio de modelo-vivo não possui data exata de seu início, porém, registros mais seguros nos levam a Grécia antiga, onde modelos posavam para o exercício das atividades artisticas, como a pintura e a escultura. Essa atividade estende-se por séculos, com um hiato na idade média sua volta da-se no renascimento, sendo Leonardo da Vinci, Albrecht Durer e Miguel Ângelo artistas expoentes que se utilizaram desta prática. E ainda artistas que através dos séculos destacaram a criação da arte através da observação do modelo-vivo como pivo da renovação dos moldes de como pensar e realizar arte através dos tempos, são alguns deles Rembrandt, Rodin e Renoir.

Acesse os links e conheça mais sobre nosso trabalho:

+ Facebook Desenha.me

+ Instagram

+ Matéria no canal AtravésTV