A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília

Com “A famosa invasão dos ursos na Sicília” a Companhia Delas de Teatro pretende dar continuidade à sua pesquisa direcionada ao público infantil, mais uma vez tendo uma obra literária como inspiração. Com experiência e reconhecimento em adaptações da literatura para o teatro, a Companhia ficou extremamente impactada com o livro de Dino Buzzati e entendeu que este seria o ponto de partida ideal para seu novo espetáculo.Após a bem sucedida montagem de “Histórias por Telefone”  realizada em 2011, a Companhia Delas encontrou no enredo proposto por Buzzati todos os elementos motivadores para uma nova empreitada: uma história cheia de aventura, fantasia, capaz de entreter e emocionar adultos e crianças. E mais que isso, o grupo se sentiu muito instigado com o desfio de adaptar para o teatro um livro bastante sofisticado formalmente, com trechos em rima intercalados à prosa, personagens ricos, narrativa cheia de reviravoltas e imagens fantásticas.  

Reconhecido no mundo inteiro por seus romances, contos e peças de teatro, Dino Buzzati é um dos maiores escritores italianos do século XX. No meio de seus tantos livros, a Companhia encontrou “A famosa invasão dos ursos na Sicília”, seu único livro infantil, uma verdadeira pérola, que o célebre autor - e artista plástico - escreveu e ilustrou. Conta a história de Leôncio, Rei dos Ursos, e de seus fiéis companheiros, no tempo em que eles moravam nas geladas montanhas da Sicília... Um mundo de fantasia e encantos, um mundo que, assim como as montanhas da Sicília, já não existe mais... O autor domina com maestria a escrita - versos, prosa, seriedade, leveza, ironia, bom humor - e a junção desses elementos conferem um caráter épico à narrativa, retratando uma jornada que mostra o pior e o melhor do homem e do animal. Sim, os ursos são corrompidos pelo homem, porque a história se passa numa época em que “as feras eram boas e os homens abomináveis”.  “A famosa invasão dos ursos na Sicília” rompe com os limites tradicionais das histórias infanto-juvenis e transforma-se, em "um livro para todos".

Para tamanho desafio a Companhia Delas conta com a colaboração de grandes parceiros que garantirão a continuidade da pesquisa e a excelência do espetáculo, são eles: a premiada diretora Carla Candiotto, que em 2011 assinou a direção de “Histórias por Telefone” e pela total afinidade artística, admiração e confiança, foi convidada para novamente conduzir este trabalho; Mira Haar, que desde 2003 assina a direção de arte de todos os trabalhos da Companhia e que por seu reconhecido talento e critério é a pessoa ideal para a concepção estética deste espetáculo; Wagner Freire, importante e atuante artista da cena teatral, trabalhou com o grupo em três projetos e possui grande comunicação artística e estética com os demais artistas envolvidos; PalhAssada Ateliê, representado por Marcos Tadeu Diglio e Karina Diglio, responsáveis pelos elogiados adereços de “Histórias por Telefone” e  criadores presentes no cotidiano da Companhia, que com suas habilidades otimizarão o desenvolvimento da linguagem visual do espetáculo; além de Morris Picciotto, importante músico e compositor, cujo trabalho é bastante admirado pelo grupo e que agora, pela primeira vez, junta-se para reforçar esse time de criadores altamente engajados e comprometidos com o fazer teatral.

E por fim, vale acrescentar que a Companhia acredita ser de extrema importância que o teatro alcance o público infantil de maneira leve, descontraída e divertida. Na medida em que toca em questões relevantes e ao mesmo tempo emocionais, o teatro tem a oportunidade de ajudar a criar o imaginário de cada pequeno espectador, trazendo-o para perto da arte, abrindo-lhe um novo leque de possibilidades, participando da sua formação.  A escolha por uma obra como “A famosa invasão dos ursos na Sicília” ressalta o comprometimento do grupo com a investigação e produção de espetáculos de qualidade e refinamento que encantem a pais e filhos e que não subestimem seus espectadores.