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Querido produtor cultural do Brasil,

Cansou de passar o chapéu para ver o seu projeto sair do papel, não é? Ou competir com milhares de outros projetos pela verba das grandes empresas?

Envie informações sobre seu projeto para o Partio através do e-mail contato@partio.com.br que entraremos em contato. Você pode também acessar nosso formulário e começar a preencher seu projeto no link: http://goo.gl/forms/EFnoODVGTp

Veja abaixo os requisitos avaliados por nossa equipe para escolher os projetos que vão parar no nosso mural:

· Tipo de projeto: todos os projetos que entram no PARTIO devem ser voltados para a cultura.

- Projetos aprovados  na Lei Rouanet e Audiovisual: podem entrar no site para campanha de crowdfunding, onde os apoiadores têm a opção de simples doação ou incentivo ao projeto com abatimento fiscal.

Projetos incentivados devem já ter captado pelo menos 20% do valor total de arrecadação para entrarem no PARTIO para captação com Pessoas Físicas. Essa regra é necessária para minimizarmos frustrações futuras das pessoas que apoiam seu projeto pelo site.  Aqueles que já atingiram 20% de suas metas totais, têm mais chances de serem bem-sucedidos e executados e os apoiadores não sentem que foi inútil apoia-los.

O trabalho de captação desses projetos com empresas pelo PARTIO pode acontecer antes ou simultaneamente ao projeto no ar.

- Projetos aprovados em outras leis de incentivo, como o PROAC, são direcionados para nossa equipe comercial avaliar a possibilidade de captação de recursos junto à empresas. Nesses casos, a equipe comercial pode até sugerir uma campanha crowdfunding no site do PARTIO que complemente a captação com empresas, mas de forma que os apoiadores tenham a opção de apenas doar para seu projeto sem abatimentos fiscais.

- Projetos não aprovados em leis de incentivo também podem entrar em nosso mural

· Apelo/causa de impacto: importante que seu projeto acrescente algo à sociedade e faça valer o incentivo para atrair a atenção de pessoas e empresas que possam apoiá-lo. O intuito do site é fomentar a cultura, projetos criativos que gerem frutos para todos os envolvidos - produtores, incentivadores, doadores e sociedade – é fundamental.

· Objetivos claros: quais os objetivos finais do seu projeto? Quanto você pretende captar para o projeto aqui no PARTIO? Porque você busca FINANCIAMENTO coletivo? Pra onde vai o dinheiro? Quanto você vai gastar para produzir   e entregar um projeto bacana? Como é sua rede de contatos e qual o potencial dela para doações e incentivos ? Saiba exatamente o que você vai entregar! Fica mais fácil atingir apoiadores e tornar seu projeto um sucesso.

· Prazo: projetos captando recursos infinitamente desmotivam apoiadores. Tente estabelecer metas e dê seu máximo para planejar sua campanha de crowdfunding antes e durante o período que seu projeto estiver no ar. Recomendamos que o prazo máximo seja de 60 dias, 15 dias de pré-campanha e 45 dias do projeto no ar. Na seção campanha, você vai encontrar mais detalhes.

· Recompensas: quais recompensas seus apoiadores vão receber? Quando oferecidas contrapartidas interessantes, o apoio fica mais tentador. Isso não significa necessariamente bens materiais: podem ser oferecidos ingressos, acesso a áreas restritas, acessos a hotsites, ou homenagens. Mas lembre-se: promessa é dívida! Não entregar o que foi prometido pode sujar sua imagem como produtor e seus futuros projetos serão afetados por isso!

· Meta financeira: detalhe seus custos e tente ser o mais preciso possível: inclua valor de execução, comissão do PARTIO, recompensas e tudo que for necessário para seu projeto acontecer. Seja otimista, mas realista. Sua meta     de arrecadação deve levar em conta o real alcance da campanha na rede. Projetos transparentes e bem planejados geram um circulo virtuoso: beneficiam você, seus apoiadores, os envolvidos na produção e também a sociedade e economia como um todo.

Deixe claro para seus apoiadores que quando um projeto é aprovado em leis de incentivo, se no final das contas não conseguir captar o valor necessário para ir pra rua, todo o dinheiro é devolvido ao Fundo Nacional de Cultura, sendo igualmente destinada à finalidade pública de promoção da cultura no Brasil.

IMPORTANTANTíSSIMO normalmente projetos aprovados em leis de incentivo possuem metas financeiras altas, por isso você deve estabelecer cotas de arrecadação menores  para seu projeto aqui no PARTIO. Seja realista quando você busca apoios financeiros através do crowdfunding, o mercado da vaquinha coletiva funciona bem diferente da captação com empresas.

Digamos que esteja produzindo o musical Joana D’Arc  que foi aprovado na  Lei Rouanet para captar R$ 200 mil. Você analisa o tamanho e capacidade de mobilização de sua rede de contatos e chega à conclusão que tem potencial de arrecadar R$25 mil através do site. Maravilha, planeje sua campanha para captar parte do necessário para o espetáculo acontecer.  Nesse caso você poderia cadastrar seu projeto como “Cachê da atriz Cleópatra para o musical Joana D’arc  com essa cota de R$25 mil, mesmo que seu projeto como um todo vá custar no final R$200 mil.

Cotas menores são mais viáveis de serem atingidas e motivam os apoiadores. Depois que você conseguir atingir e executar a cota bem sucedida, você pode voltar a cadastrar outra cota do seu projeto no PARTIO, caso perceba que tem capacidade de movimentar novamente sua rede.

· Rede de contatos: amigos, familiares, colegas de trabalho, Facebook, Instagram, e-mail, telefone, contato pessoal. Planeje e bole estratégias para ativar seus contatos e mantê-los motivados durante seu prazo de captação. Conhecer seu público é fundamental. Na decisão de colocar novos projetos no ar, o PARTIO sempre analisa seu potencial e vontade de mobilizar pessoas que apoiarão seu projeto, além de estudar o tamanho e qualificação de sua rede de contatos para o projeto.

· Comunicação: é muito importante você produzir seu material. Fotos e imagens em alta qualidade,  textos diretos e bem escritos e um vídeo bem gravado passam credibilidade e empolgam. Sem um bom material de comunicação, o seu projeto não vai pro ar. Um vídeo bem planejado, fácil e curto (até 3 minutos) é importantíssimo para vender seu projeto. Explique bem como as pessoas podem apoiar e quais as recompensas, tanto para elas quanto para a sociedade. Analisamos também seu potencial de comunicação através da exposição que seu projeto já teve ou pode  vir a ter na mídia e presença de  formadores de opinião participando de sua divulgação.

· Engajamento e credibilidade do produtor: você demonstrar interesse e dedicar seu tempo para a o planejamento do projeto e da campanha antes, durante e depois do projeto no ar é fundamental. Pesquise sobre o mercado de crowdfunding e busque referências de campanhas bem-sucedidas anteriormente. Analisamos também as suas experiências anteriores como produtor.

· Engajamento e credibilidade dos envolvidos: as pessoas, artistas, participantes envolvidos no seu projeto são ponta firme? Têm um histórico de credibilidade junto ao público ou cases de sucesso? Faça a mesma análise para o local (se for o caso) onde seu projeto vai acontecer.